terça-feira, 24 de novembro de 2009

Música e Competição

Tenho um imenso prazer no convívio musical. Faço música improvisada e isto tem a ver com diálogo com, não com diálogo contra (como é a arenga dos tribunais). De modo que sempre me surpreenderam os concursos, verdadeiras justas onde músicos são posicionados uns contra os outros.

Também me surpreendem, de igual modo, as eleições anuais das revistas especializadas (Down Beat, Guitar Player, Modern Drummer, etc.), buscando apontar vencedores em várias modalidades e classes. Sei que estas promos são importantes no marketing pessoal dos músicos e naquele das gravadoras. O que me espanta mais, entretanto, é a transformação dos músicos em heróis das suas respectivas legiões de fãs. A final, o tipo de música de que estamos falando requer espírito aberto e atenção para a diversidade - este o bônus que premia a criatividade e a constante busca de novas formas de expressão.

E, no entanto, quando leio os posts no YOUTUBE, vejo que a grande maioria se digladia em torno de "quem é o melhor", ao invés de observar o talento do grupo ou a "conversa" que rola entre os músicos.

É por isto que saúdo atitudes de grandes como Joe Lovano e David Liebman - dois saxofonistas da pesadíssima - quando se reúnem semplesmente para falar da grande amizade pelo companheiro que partiu - no caso, Michael Brecker. Vejam no vídeo abaixo...


Aproveitem, também, para ver os outros vídeos onde tocam os três juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário