sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Padaria dos Diabos!

Na quase-esquina de minha casa há uma padaria, cujo dono é um português (ou um grupo de portugueses). A padaria tal é um sucesso; vende mais caro que o super-mercado do outro lado da rua mas está sempre cheia. São os hábitos das gentes...

Pois bem... O pão da padaria é de qualidade sofrível (até entendo: razões de tabelamento do pãozinho impedem que a massa seja mais rica) -- com isso a vizinhança já se acostumou há anos.

Mas o padeiro faz bolos, também. Broas, bolinhos, biscoitos. E o que me surpreende é que as obras e artes do padeiro são detestáveis. Os bolinhos são secos e inermes; as brevidades duras e sem-gosto; os doces grosseiros e indigestos. E aí me pergunto: o que leva o padeiro a ser padeiro se não faz do trigo, da água, do açúcar e do sal seu esmero? Que diacho de mundo é esse que nos dá padeiros sem brio (só de olho na padaria)? Que faço eu -- que acredito nos padeiros do Velho Mundo – mudo-me ou me lanço das escadas?

29jan01

Um comentário:

  1. Intrigante, né?

    Com certeza fazemos essa mesma pergunta a tantas dúvidas, hipocresias, contrastes e injustiças nessa vida.
    Quantas vezes n fechamos os olhos para o pior por comodismo? ou pelo cansaço de ir em busca do melhor?
    O pior da vida é justamente isso: se acomodar...

    ResponderExcluir