quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Amor é Mais Forte que o Orgulho?


Ouvindo a versão da Sade de "Love is Stronger than Pride" [http://www.youtube.com/watch?v=AAjtlI6YjOw], construí esse verso:

ouvi ontem baterem à porta

não era você

não era ninguém.

o som do relógio na parede confundiu-me

o mesmo relógio que fito agora

tiquetaqueando a tua ausência

por infinitos segundos minutos horas

a mesma ausência que dói-me

o coração a mente e cada parte de meu corpo

dor que é pedra

dor que cresce e toma espaço

e eu rocha dura e sem flexão

vou roendo a mim mesmo

moendo e remoendo

esse orgulho sem perdão.

Quem não experimentou a dureza do orgulho diante da generosidade do amor?

O significado do rancor é o de "fechamento em si"; enquanto o amor significa abrir-se para o mundo. Como exemplo, pergunto: quem, depois de uma boa foda, dessas dadas com afeto e entrega, não tem a sensação de ter o universo todo num copo? E, quem, com o orgulho ferido, não se fecha em copas e não planeja uma vingança (a aniquilação do outro)?

Sem muito refletir, eu diria que o amor é mais forte que tudo (aliás, muitas crenças são baseadas nisso). Entretanto, creio que o rancor (que é feito de pedra) fecha todas as portas ao amor. E tem sucesso. A única chance que tem o amor diante do rancor é se o rancor começar a partir-se, se o coração rancoroso abrir espaço para a dúvida e permitir receber o bálsamo, a cura, do amor.

Por último, pergunto: quantas pessoas conhecemos que extraem maior prazer de dizer não, de micar uma iniciativa, que de dizer sim, de propelir uma aventura.... Quantas pessoas não conhecemos que preferem dormir sós, fazendo o outro infeliz, do que ter uma noite de prazer e alegria compartilhada? Essa é a mesma força que nutre o rancor, parente próximo do orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário